Como funciona o laser transdérmico para tratamento de varizes

Alimentos saudáveis
Alimentos que melhoram a saúde vascular
24 de agosto de 2019
Quais tipos de varizes/vasinhos são possíveis tratar com o laser?
19 de setembro de 2019
laser transdérmico

Aplicação de laser transdérmico

laser transdérmico

Aplicação de laser transdérmico

Olá meus queridos pacientes e leitores! Nesse post irei explicar um pouco sobre o tratamento de varizes com laser transdérmico! Tentei responder às dúvidas mais frequentes sobre o assunto!Os aparelhos de laser, desde a sua invenção por volta de 1954, vêm revolucionando diversas áreas da medicina. Na década de 90, as indústrias passaram a produzir lasers de diversos comprimentos de onda, sendo possível, dessa forma, sua utilização em diferentes especialidades como dermatologia, oftalmologia, urologia, cirurgia plástica e cirurgia vascular. A utilização do laser em cirurgia vascular se inicia na década de 90, com diversos aperfeiçoamentos da técnica desde então.

Laser e escleroterapia são métodos diferentes, porém complementares. O tratamento de varizes com laser transdérmico consiste em um tipo de luz muito específica que, quando aplicada sobre a pele, absorve seletivamente o sangue causando a contração e, consequentemente, a oclusão do vaso. Já a aplicação líquida é feita através da injeção de um líquido, chamado de esclerosante, dentro do vaso por meio de seringa e agulha. O objetivo desse tratamento é causar uma lesão química da veia doente com posterior oclusão. Em muitos casos utilizamos as duas técnicas associadas pois a lesão térmica do vaso pelo laser juntamente com a lesão química da aplicação propicia resultados mais rápidos e melhores!

O laser transdérmico pode ser feito em varizes de até 3 mm de diâmetro, que são as veias reticulares ou nutridoras (diâmetro entre 1 mm e 3 mm) e as telangiectasias, conhecidas também por vasinhos (diâmetro de até 1 mm). É importante uma avaliação detalhada através de exame físico, equipamentos de realidade aumentada e doppler venoso de membros inferiores para elaboração de um plano de tratamento adequado e personalizado.

Há alguns anos o tratamento para varizes com laser era realizado com aparelhos com comprimento de onda de 980 mm, porém este não oferece resultados satisfatórios. Atualmente o laser Nd-Yag 1064 é considerado o melhor tratamento para varizes quando bem indicado e realizado por um profissional capacitado e com experiência.

O procedimento é praticamente indolor pois durante a sessão utilizamos um equipamento que resfria a pele a temperaturas muito baixas e que atua nos receptores da dor. Nos pacientes mais sensíveis que referem algum incômodo pode-se alterar os parâmetros do laser ou ainda utilizar anestésicos tópicos ou orais.

Em relação à duração do tratamento vai depender de alguns fatores, como a quantidade e o calibre dos vasos a serem tratados, assim como da resposta individual de cada paciente. A sessão dura aproximadamente 1 hora e o intervalo mínimo entre elas é de 3 ou 4 semanas para os mesmos vasos. Somente após uma avaliação completa, com elaboração do plano de tratamento personalizado é possível predizer o tempo total da terapia.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Enviar mensagem